Covid-19: Proteção facial, máscaras e proteção respiratória

Mulher com máscara a pôr desinfetante

Estabelecer controlos apropriados no local de trabalho para reduzir a probabilidade de disseminação da Covid -19 é fundamental no regresso dos colaboradores ao local de trabalho.

Embora os controlos de engenharia e os controlos administrativos devam ter prioridade, é importante considerar também a disponibilização de EPIs — Equipamento de proteção individual.

Introdução

 A prevenção e/ou mitigação da disseminação da Covid-19 entre os colaboradores depende, em parte, dos planos de intervenção que as empresas venham a implementar. Embora os controlos administrativos e de engenharia de risco sejam consideradas mais eficazes para minimizar a exposição à Covid-19,os equipamentos de proteção individual (EPI) também são necessários uma vez que por si só os controlos poderão não ser suficientes. Os EPIs adequados e corretamente usados, ajudam na prevenção do vírus, no entanto, não devem em caso algum substituir outras estratégias de prevenção.

 

Discussão

 Ao decidir se os colaboradores deverão utilizar ou não proteção facial, máscaras ou proteção respiratória, é importante garantir que os controlos administrativos e de engenharia de risco sejam cumpridos. Durante um surto como a Covid-19, as recomendações para os EPIs e outras medidas de proteção específicas para o desempenho de tarefas pode mudar, dependendo do impacto da Covid-19 na sua zona geográfica, atualizações nas avaliações de risco e de novas informações sobre a eficácia dos EPIs. Outros fatores decorrentes da comunidade em que a empresa se insere poderão influenciar as estratégias que poderão ter que ser ajustadas à medida que a situação evolui. Ao determinar o uso dos EPIs, proteções faciais, máscaras e/ou proteção respiratória, as empresas deverão ministrar formação sobre como usar corretamente os EPIs aos seus colaboradores, devendo os mesmos ser:

  • Selecionados com base na exposição do colaborador
  • Colocados corretamente e recolocados conforme aplicável (no caso dos respiradores)
  • Usados sempre e corretamente, quando necessário
  • Devidamente substituídos e descartados

 

Orientação

 As orientações podem variar com base no nível de exposição de cada local de trabalho, na disseminação do vírus na comunidade, no número de casos no local de trabalho e/ou nível de exposição que os colaboradores têm à Covid-19.

Para perceber corretamente se as proteções faciais, máscaras ou proteção respiratória são necessários na empresa, é importante perceber o nível de risco de exposição (conforme definido pela OSHA – Occupational Health and Safety Adminsitration) que os colaboradores têm em relação ao vírus. A maioria dos ambientes, que não sejam de cuidados de sáude, encontram-se abaixo do nível de risco médio sendo considerados de baixa exposição.

 

Após a implementação dos controlos administrativos e de engenharia de risco, poderá ainda ser necessários implementar controlos adicionais, como o EPI – Equipamento de proteção Individual. Caso haja necessidade de recorrer ao uso de proteções faciais, máscaras ou respiradores, é importante perceber as diferenças de cada artigo, bem como os requisitos de utilização dos mesmos.

 

Conclusão

 Os EPIs – Equipamentos de proteção individual são apenas um elemento para proteger efetivamente os trabalhadores de uma determinada exposição ao risco. Sempre que se tomem decisões sobre a necessidade de revestimentos faciais, máscaras ou respiradores no local de trabalho, muitos fatores devem ser tidos em consideração. É necessário recordar que os controles de engenharia de risco e administrativos devem ser sempre considerados antes de se recorrer ao EPI, este é a última linha de defesa.

É importante que as Empresas baseiem as suas decisões em factos adequados tendo em conta o seu ambiente condições de trabalho.

 

Referências

Occupational Health and Safety Administration (OSHA). Guidance on Preparing Workplaces for COVD-19; OSHA 3990-03. (2020).

Centers for Disease Control and Prevention. Use of Cloth Face Coverings to Help Slow the Spread of COVID-19. (2020).

Food and Drug Administration. N95 Respirators and Surgical Masks (Face Masks). (2020).

Centers for Disease Control and Prevention. Understanding the Difference. (2020)

 

In Zurich