Conselhos aos viajantes para o Qatar: o que precisa de saber?

O Campeonato Mundial da FIFA terá lugar no Qatar de 20 de novembro a 18 de dezembro de 2022. Se vai ao Qatar, tome nota do essencial que tem de saber segundo o Portal das Comunidades Portuguesas.

 

Requisitos de entrada

Deve instalar a aplicação Hayya no telemóvel. Esta é uma forma de identificação como espetador, que é imprescindível para entrar no Qatar a partir de 1 de novembro de 2022, mesmo que não tencione assistir a um jogo do Campeonato do Mundo. Este requisito deve manter-se até 23 de janeiro de 2023 e aplica-se a todos os visitantes. O Hayya também dá acesso a transportes públicos gratuitos em dias de jogos.

Deve instalar o Hayya com antecedência para evitar atrasos. De notar que o Hayya está exclusivamente reservado a portadores de bilhetes de jogos. Contudo, como acima se refere, a partir de 2 de dezembro de 2022 esta obrigatoriedade extingue-se e qualquer visitante pode descarregar a aplicação. Consulte o sítio oficial do portal Hayya para obter informações complementares e atualizadas em: https://hayya.qatar2022.qa.

Se estiver a planear viajar para outro local da região durante o torneio, deverá consultar a página “Conselhos aos Viajantes” do Portal das Comunidades, para cada país que planeia visitar ou transitar. Os requisitos de entrada, e as leis e costumes locais serão, provavelmente, diferentes de país para país.

Saúde

Antes de viajar para o Qatar, deverá munir-se de uma apólice de seguro de viagem que cubra despesas de saúde (incluindo infeção por COVID – 19). Convém ter presente que o tratamento médico de emergência no Qatar poderá ser dispendioso.

Deixou de ser obrigatória, desde 1 de novembro de 2022 , a apresentação de certificados de teste PCR/antigénio à chegada ao Qatar.

Consulte o sítio oficial do Ministério da Saúde do Qatar para monitorização de qualquer evolução em matéria de prevenção contra o COVID – 19 em: https://covid19.moph.gov.qa/EN/travel-and-return-policy/Pages/default.aspx

Acesso a espaços públicos

Recomenda-se, aos visitantes estrangeiros que queiram ter acesso livre a todos os espaços públicos no Qatar, a instalação nos seus dispositivos de telemóvel da aplicação Ehteraz.

Embora na maioria dos espaços públicos a apresentação daquela aplicação já não seja obrigatória desde 1 de novembro de 2022, poderá haver circunstâncias em que a mesma seja, contudo, solicitada. Para o fazer, o visitante deve ter/fazer o seguinte:

  • Cartão SIM de um dos fornecedores de serviços do Qatar (Ooredoo ou Vodafone) ou um cartão SIM internacional.
  • Ligação móvel à Internet.
  • O telemóvel deve suportar Android 6 e versões mais recentes, ou IOS 13.5 e versões posteriores.
  • Descarregar e instalar a aplicação no telemóvel através do Google Play, Apple App Store ou a partir de qualquer motor de busca on-line.
Bilhetes para os jogos

Deverá consultar o site da FIFA para obter informações sobre bilhetes e apenas comprar bilhetes de jogos a fornecedores oficiais. Os bilhetes de jogos comprados por meios não oficiais podem não ser válidos.

Alojamento

É obrigatório providenciar o seu alojamento para a sua estadia antes de viajar para o Qatar. A reserva de alojamento para o período do Campeonato do Mundo tem condições específicas, independentemente de o hóspede assistir ou não a jogos do torneio. O sítio oficial da agência de alojamento do Campeonato do Mundo será a principal plataforma de reservas, mas também estão disponíveis algumas opções alternativas.

Se planeia permanecer no Qatar por mais de 24 horas, terá de ter a sua reserva de alojamento validada durante a instalação da aplicação Hayya.

Se planeia ficar com amigos ou familiares no Qatar durante o torneio, então o seu anfitrião terá de registar o seu alojamento no portal Hayya.

Se tiver por objetivo entrar e sair do Qatar em menos de 24 horas, por exemplo para assistir a um dia de jogos, não precisará naturalmente de alojamento. No entanto, terá sempre de descarregar e instalar a aplicação Hayya e registar os seus dados de viagem.

Leis, usos e costumes locais

Familiarize-se com as leis e costumes locais e respeite-os. As leis e os costumes do Qatar são muito diferentes dos de Portugal. Deverão ser observados os princípios e regras locais para evitar melindres ou ofensas, especialmente se pretende visitar mesquitas ou áreas de culto afins.

A vida privada no Qatar é amplamente respeitada, mas qualquer intimidade entre pessoas em público pode ser considerada ofensiva, independentemente do sexo, orientação sexual ou intenção. As autoridades anfitriãs declararam que todos são bem-vindos ao Campeonato do Mundo.

Está vedada a importação de certos bens, tais como produtos de carne de porco, vapes e material audiovisual que possa ser entendido como pornográfico. A importação de bebidas alcoólicas para o Qatar é ilegal. Não será possível adquirir bebidas espirituosas nos aeroportos de trânsito com isenção de direitos aduaneiros para levar para o Qatar.

Está vedada a entrada no Qatar a portadores de estupefacientes, cujo desrespeito, ainda que referente a doses residuais, é, em regra, alvo de detenção e sentenças severas. Aconselha-se a consulta prévia sobre o transporte de quantidades elevadas de medicamentos psicotrópicos.

Bebidas alcoólicas

As autoridades do Qatar estão ainda a finalizar as políticas relativas à venda e consumo de bebidas espirituosas durante o Campeonato do Mundo. A sua disponibilização e regras associadas serão diferentes das dos anteriores Campeonatos do Mundo da FIFA. Até ao momento, há indicações de que o seu consumo irá será permitido nalguns estádios e zonas afins, mas continua-se a aguardar a confirmação das autoridades do Qatar a este respeito.

Atualmente, o álcool só está disponível aos visitantes em restaurantes e bares de hotéis licenciados. A idade legal para beber no Qatar é de 21 anos. É um delito beber álcool ou estar embriagado num local público.

Viajar pelo Qatar

Os estádios de futebol que serão utilizados para o Campeonato do Mundo encontram-se dentro de uma área sob gestão e controle da organização do torneio e das autoridades e as rotas de transporte estarão maioritariamente reservadas aos veículos autorizados (carros oficiais, polícia, ambulâncias, autocarros e veículos de transporte de carga) durante todo o torneio. Assegure-se das opções de transporte de que dispõe ao planear as suas deslocações durante o torneio e preveja filas e eventuais constrangimentos, particularmente nos dias de jogo. Recorda-se, como atrás se dispõe, que a aplicação Hayya dar-lhe-á acesso gratuito aos transportes públicos nos dias de jogo, incluindo autocarro, metro e elétrico.

Se planeia alugar um carro, verifique antecipadamente quais os documentos e informações de que a empresa de aluguer de automóveis irá necessitar.

A disciplina rodoviária é alvo de incumprimento com alguma frequência; as velocidades são elevadas e os acidentes são relativamente comuns. Se tiver um acidente, mantenha-se dentro ou junto do veículo até que a polícia chegue e o autorize a abandonar o local da ocorrência. Constitui uma infração deixar o local do acidente, mas se não houver feridos e for seguro fazê-lo, pode conduzir o veículo para um local mais seguro. Precisará de obter um relatório da polícia para efeitos de seguro.

O condutor e o passageiro do banco da frente devem usar sempre o cinto de segurança. Não deve utilizar um telemóvel enquanto conduz. Mesmo pequenas expressões de “raiva na estrada”, como gestos grosseiros, podem atrair penalidades significativas. Os infratores podem ser multados, presos e/ou deportados. Pode ser proibido de sair do país até que o seu caso seja resolvido.  Os casos mais graves podem demorar até 6 meses a serem objeto de decisão.

Recomenda-se extrema prudência aos peões no atravessamento de ruas e avenidas

Excursões para o deserto podem ser perigosas, a menos que efetuadas num veículo 4 x 4 devidamente equipado. Viaje sempre em comboio com outros carros, com abastecimento de água, comida e telemóvel, e informe familiares ou amigos dos planos de viagem.

É uma infração no Qatar beber e conduzir, sob tolerância zero. Conduzir sob a influência do álcool é punível com uma pena de prisão que pode ir de um mês a três anos, e com uma multa que pode variar entre QAR10.000 a QAR50.000, ou ambas. Os infratores também podem ser deportados.

Verifique a aplicação MeTrash2 antes de se dirigir ao aeroporto para abandonar o Qatar, uma vez que quaisquer violações de tráfego pendentes estarão ali disponíveis para consulta. Uma violação pendente pode resultar na sua detenção no departamento de imigração e na recusa de prosseguir a viagem. As multas por todas as violações devem ser pagas na totalidade antes da viagem.