Declaração amigável automóvel digital foi atualizada

A e-segurnet, alternativa digital à tradicional Declaração Amigável de Acidente Automóvel (DAAA), para participação digital um sinistro automóvel às seguradoras foi melhorada para Android e Apple.

 

A aplicação e-SEGURNET, desenvolvida pela Associação Portuguesa de Seguradores em conjunto com as seguradoras que atuam no mercado português, foi atualizada para garantir a sua compatibilidade com os mais recentes dispositivos Android e Apple (iOS).

Lançada em novembro de 2016, a e-SEGURNET é uma alternativa à tradicional Declaração Amigável de Acidente Automóvel (DAAA) e tem como objetivo facilitar a participação e a comunicação de um sinistro automóvel às seguradoras, com recurso a telemóveis, tablets ou PC.

Com o pré-registo dos dados dos condutores, dos seus veículos e dos seguros, esta App permite que o processo de participação de um acidente automóvel seja mais simples, evitando erros e um preenchimento demorado, garante a APS. Através de um modelo mais prático, a ferramenta utiliza as funcionalidades do smartphone, tais como a geolocalização e a câmara, para documentar a ocorrência e elaborar um esboço do acidente. Após a submissão da participação, as seguradoras envolvidas são automaticamente informadas o que evita deslocações e entregas em papel.

Tem ainda funcionalidades para participar sinistros com qualquer número de intervenientes e de outras coberturas que não Responsabilidade Civil Automóvel, como por exemplo Choque, Colisão ou Capotamento, Roubo ou Quebra Isolada de Vidros. A App permite ainda preencher e enviar à seguradora do sinistrado a Informação Adicional, vulgarmente conhecida como verso da Participação de Sinistro.

Algumas seguradoras introduziram nos seus documentos de seguro, nomeadamente na Carta Verde, um QR Code que permite a importação dos dados do tomador ou segurado para dentro da aplicação, quer em contexto de pré-registo ou criação de conta, quer em contexto de sinistro.

O registo pode ser feito aqui.

 

Fonte: https://eco.sapo.pt/2022/12/27/declaracao-amigavel-automovel-digital-foi-atualizada/