Matosinhos adere ao programa “Eu e a minha reforma”

Matosinhos adere ao programa “Eu e a minha reforma”, destinado a quem tem mais de 55 anos.

Eu e a minha reforma

Para combater o défice de literacia financeira da população com mais de 55 anos, a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda juntou-se a um conjunto de municípios, entre os quais o de Matosinhos, para implementar um programa de capacitação financeira e digital.

Apoiado pela Portugal Inovação Social, através do Fundo Social Europeu, o programa “Eu e a minha reforma” visa a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências que permitam uma tomada de decisões financeiras corretas e informadas, a melhoria da capacidade de avaliação de riscos, de prevenção de situações de fraude e burla, bem como de outras situações que podem comprometer a sustentabilidade financeira e prejudicar seriamente o bem-estar e a qualidade de vida de cada um, com custos familiares e sociais.

Planeamento e gestão do orçamento, impostos, seguros, poupança e suas aplicações, crédito e endividamento, produtos financeiros, direitos e deveres dos consumidores ou hábitos de precaução contra a fraude são alguns dos temas que serão abordados.

Os participantes terão também oportunidade de desenvolver competências digitais, que lhes permitam beneficiar das “facilidades” de utilização dos serviços digitais, nomeadamente dos serviços financeiros, ao dispor de todos os cidadãos.

Os “Laboratórios de Literacia Financeira” irão realizar-se até dezembro de 2022, sob a forma presencial ou online, e contarão com a participação de entidades externas, tais como a Associação Portuguesa de Seguradores, o Banco de Portugal, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e a PricewaterhouseCoopers.
As inscrições são gratuitas e decorrem até ao próximo dia 23 de outubro através do e-mail geracoes@cm-matosinhos.pt. Podem participar adultos com idade igual a 55 anos.

Para mais informações, ligue para o número de telefone 226 101 189 ou envie um email para eueaminhareforma@facm.pt

 

In Leça-Palmeira